sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ericeira candidáta-se a capital do surf - SAVE THE WAVES - Uma maneira inovadora de preservar!


A Ericeira pode vir a ser a primeira região da Europa, e segunda do Mundo, a ter uma Reserva Mundial de Surf, a partir do final de 2011, caso a organização Save the Waves valide a candidatura.
A candidatura, que foi hoje apresentada e partiu da Câmara Municipal de Mafra, é apoiada por diversas entidades públicas e privadas e compreende
a faixa costeira que vai desde a Praia da Empa à Praia de S. Lourenço.
Hélder Silva, vereador do Turismo de Mafra, avançou que a candidatura portuguesa foi submetida oficialmente a semana passada à organização norte-americana Save the Waves, que criou, segundo o responsável, um reconhecimento semelhante ao da Unesco com o seu World Save Resorts.
"A Ericeira é reconhecida internacionalmente pelas condições para a prática do surf, possui características naturais únicas de 11 quilómetros de costa com 22 ondas, sete delas que vão ser candidatas", explicou Hélder Silva.
O surfista português Tiago Pires esteve presente e realçou o "local mágico" onde "nasceu" para o surf, adiantando que se Portugal for o primeiro país europeu com uma reserva mundial da modalidade será "muito bem visto internacionalmente".
"Como já alguém disse, os 'estádios' estão já construídos, é só mantê-los e preservar o que nos foi oferecido pela natureza", brincou "Saca", 15º da hierarquia mundial.
Presente na conferência de imprensa esteve também o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que salientou o facto de a política de turismo estar aliada a uma política de preservação do país, o que "pode criar riqueza de forma articulada" com todo um "potencial económico e turístico a ser explorado", daí o apoio à candidatura.
(...)
Também a secretária de Estado do Ordenamento do Território, Fernanda do Carmo, enalteceu a "janela de oportunidade que deve ser agarrada".
A candidatura formalizada oficialmente na organização Save the Waves a 8 de outubro, terá agora de esperar por janeiro de 2011, altura em que serão divulgadas as aceitações e listas das candidaturas selecionadas, sendo depois, em outubro, o anúncio do próximo local Reserva Mundial de Surf.

Jornal Expresso,
Novembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário