sábado, 27 de novembro de 2010

Limpeza da Praia da Figueirinha!

Como já tem sido hábito, temos presenteado os leitores do nosso blog com pormenorizados relatos acerca das actividades que vamos desenvolvendo ao longo do nosso projecto. E hoje não foge à regra! Mais uma vez tentámos, com esta pequena contribuição, ajudar a Mãe-Natureza a manter-se viva e "limpinha"! Por isso, decidimos realizar mais uma iniciativa em próle deste lema. Assim sendo, porque achamos que é importante preservar a Natureza no seu conjunto, decidimos expandir as nossas boas práticas ecológicas até à praia.
Apesar do enorme frio que sentimos, NÃO DESISTIMOS!
Quando lá chegámos, constatámos que a praia estava muito suja; nela encontrámos o mais variado lixo, como garrafas de vinho, de cerveja, de água, pacotes de sal, chinelos, fraldas, latas, cigarros, cordas, tábuas de madeira...entre muitas outras coisas.
No entanto, conseguimos cumprir o nosso objectivo: Limpar a Praia da Figueirinha!
Bem sabemos que pequenos actos como este não mudarão o Mundo, contudo, se todos ajudarem um bocadinho iremos, de certeza ter uma Natureza mais cuidada.
Por isso deixamos o apelo: NÃO POLUAM O QUE É DE TODOS, PRESERVEM O QUE É NOSSO!
Queremos ainda agredecer a colaboração do Dr. Coelho da Câmara Municipal de Setúbal, por nos ter disponibilizado os sacos para a recolha do lixo e, ainda, de todos aqueles que nos ajudaram a limpar a praia!

Aqui ficam algumas imagens do nosso trabalho:



























Depois de muito trabalho, este foi o resultado final: 6 sacos cheios de lixo!



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Limpeza da praia da Figueirinha anunciada no jornal " O Setubalense"

A nossa iniciativa de limpar a praia da Figueirinha foi publicada no jornal "O Setubalense"! Esperemos que, através da sua publicação, tenhamos uma maior adesão! Agradecemos a colaboração do jornal na divulgação da nossa actividade.


O Setubalense, edição de segunda-feira, 22 de Novembro de 2010

As garrafas de água que reciclamos...e as que ficam por reciclar

Moda Ecológica - Garrafas SIGG

A SIGG é uma empresa suíça que começou a produzir garrafas e outros artigos para o lar em 1908. As suas primeiras garrafas desportivas foram lançadas em 1990 e, preocupada com os 60 biliões de resíduos plásticos produzidos anualmente em todo o mundo, a empresa dedicou-se à concepção de uma garrafa apelativa e reutilizável, que as pessoas rapidamente trocariam pelas banais garrafas de plástico.

A primeira foi apresentada em 1992 e o sucesso foi tal que, logo no ano seguinte, as divertidas garrafas SIGG ganharam lugar cativo no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.
A partir de 1999 a Sigg passou a dedicar-se exclusivamente à produção das garrafas reutilizáveis e amigas do ambiente – feitas 100% de alumínio, são resistentes ao choque, mantendo a sua água (sumo ou refrigerante) fresca, livre de sabores e odores. Disponível em vários tamanhos (400 ml, 600 ml, 750 ml, 1 litro, 1.5 litro) existe ainda uma versão infantil e dois tipos de tampas pelas quais pode optar.
Para além disto, todos os anos são lançados mais de 100 designs diferentes!
Adicionalmente, 1% dos lucros da SIGG revertem a favor da organização de protecção ambiental 1% For The Planet.
Estas garrafas encontram-se à venda em centros comerciais por todo o país!

Reutilizáveis, práticas, disponíveis em centenas de modelos e em diversos tamanhos, beber água nunca esteve tão na moda! 



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Missão nº3 - Vamos Reciclar as Estações do Ano - continuação

Hoje fomos, mais uma vez, à Escola das Amoreiras e continuámos a missão iniciada na sessão anterior, "Vamos Reciclar as Estações do Ano".
O grupo da Primavera continuou a elaboração das árvores e fez, também, cestinhos de frutas a partir de caixas de ovos; o grupo do Verão pintou as suas árvores utilizando tintas verdes e castanhas; o grupo do Outono fez o chão da floresta a partir de papel amachocado, cogumelos, típicos desta estação, com tampas de garrafas e rolhas de cortiça e folhas de árvore, utilizando jornal e papel de lista telefónica colorido, a lápis de cor, de amarelo, laranja, tons de rosa e de vermelho; o grupo encarregado do Inverno finalizou a elaboração da estrutura das árvores, aplicando por cima das garrafas de água forradas com papel de revista e ramos feitosdo mesmo material, cola branca e papel de cozinha.
Os materiais que utilizámos para fazer as árvores foram rolos de papel higiénico e garrafas de água. Outros materiais aos quais temos recorrido são: papel de jornal e de revista, caixas de ovos, embalagens de cartão, tampas de garrafas de plástico, rolhas de cortiça, papel de cozinha, sacos do lixo, tintas, lápis de cor, cola branca e fita cola.
Achamos que, até agora, a actividade tem estado a correr bastante bem e que os nossos eco-agentes têm estado a gostar de a realizar e a aprender como é divertido dar uma nova vida a materiais utilizados!

A História da Água Engarrafada

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Não se esqueça de Participar !


A acumulação de lixo é a maior causa de degradação do meio ambiente e, quando depositado no mar, as suas consequências são ainda mais graves.
O lixo deixado nas praias acaba por ir parar ao mar com a subida da maré e, mesmo que não flutue e vá parar ao fundo do mar, prejudica sempre o Ambiente e pode ser fatal para os animais que nele habitam.
Muitos golfinhos morrem asfixiados ao ficarem presos em redes de pesca que os impossibilitam de virem à superfície respirar. Um simples saco de plástico é suficiente para causar o mesmo efeito...

Por estas razões é importante mantermos o mar e as praias limpas durante todo o ano!

Venha ajudar-nos a limpar a praia da Figueirinha no dia 27 de Novembro, pelas 10:30!


Participe nesta iniciativa e contribua para preservar o que de tão belo há na nossa região!

Conselhos de Eficiência Energética em casa

  • Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário.
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia. As lâmpadas economizadoras têm também um período de vida útil 8 vezes superior, em média.
  • Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de portas, janelas, paredes, tecto e pavimento, reduzindo a utilização de sistemas de climatização (ar condicionado, aquecedores, etc.).
  • No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa. No Verão, evite a entrada de raios solares directos.
  • Reduzir a intensidade do ar condicionado em um grau Celsius representa até 10% de poupança energética.
  • Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A, A+ ou A++).
  • Não deixe os equipamentos em stand-by: desligue-os no botão para não gastar energia sem ter necessidade.
  • Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e seja o mais rápido possível a fechá-la: não consuma electricidade que não precisa.
  • Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça sempre com a carga completa: poupe água, energia e tempo.
  • Utilize, sempre que possível, programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar roupa e loiça
  • Dê preferência a recipientes de cerâmica ou vidro quando cozinhar no forno, porque permitem baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC.
  • Utilize o microondas para aquecer e cozinhar apenas pequenas quantidades de comida. Quanto maior for a quantidade de comida aquecida mais energia será gasta.
  • Opte por computadores portáteis porque são energeticamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%, em comparação com um computador tradicional de secretária.
  • Utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.
  • Não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novas lojas ecológicas mostram como é possivel RECICLAR

Lá dentro pode encontrar móveis recuperados, candeeiros solares, rolhas feitas com cabeças do 'Action Man', cinzeiros de vinil ou sacos que ajudam a poupar água do autoclismo. Pode ainda aproveitar os ensinamentos e participar em 'workshops' para fazer sabão. Conheça as novas lojas ecológicas
Nos tempos livres, Ana Gonçalves aproveitava os ensinamentos adquiridos no festival Boom para fazer objectos com produtos aos quais ninguém ia dar uso. Um cinzeiro aqui, candeeiros ali, e resolveu rentabilizar o passatempo. Nasceu em Campo de Ourique, Lisboa, a loja Ecoholic que traz para Portugal um conceito que não estava muito desenvolvido no nosso país: a venda de objectos feitos com lixo e outros, ainda, que ajudem a poupar em casa. Loja onde ainda partilham conhecimentos em workshops de reciclagem.
"O objectivo da loja é vender produtos reciclados e ecológicos. Também aproveitar e, com criatividade, tornar objectos que já não têm uso noutros úteis. Já existe lixo a mais", diz ao DN Ana Gonçalves, que deixou a produção de espectáculos para se dedicar à reciclagem junto com a amiga Isabel Bernardo. A ideia surgiu depois de uma visita a Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde conheceu este conceito. A diferença era a escala: "A loja de lá era do tamanho de um hipermercado, com as prateleiras cheias de objectos reciclados", diz.
Nas lojas com este conceito existem dois tipos de produtos: aqueles que foram feitos reaproveitando resíduos - como um estojo feito com sobras de pneus - e aqueles que promovem a reciclagem lá em casa - como sacos para colocar no autoclismo para poupar água.
Quem "achou piada" foi a vizinhança da Ecoholic e pela loja podem encontrar- -se produtos feitos com lixo dos habitantes da zona. Como uma estante construída com caixas de vinho e forrada com páginas tiradas de revistas antigas. "As pessoas que passavam na loja achavam os produtos giros e começaram a trazer as suas coisas para reciclar. Todos os dias chega algo de alguém", conta Ana Gonçalves.
Aliás, este pode ser a primeira vantagem deste tipo de lojas: ajudam as pessoas a tomar consciência de que o lixo pode ser mais do que apenas resíduos. "A isto chama-se eficácia percebida. Quando as pessoas tomam consciência da importância dos seus gestos para o ambiente. Quando existe este tipo de lojas, os portugueses tendem a aderir ao conceito de forma a dar um contributo para uma causa que acham correcta", explica Carolina Afonso, especialista em marketing ambiental. "A consciência ambiental está na ordem do dia", acrescenta.
Nas lojas como a Ecoholic podem encontrar-se desde amassadores de latas e garrafas - que prensam estes materiais de forma a facilitar o seu transporte - até limas feitas com pernas da boneca Barbie ou jarros transformados em candeeiros solares. A maioria vem de fora, principalmente da Inglaterra e Alemanha, pois em Portugal não há fabrico em série destes produtos. Apesar de tudo ainda há objectos portugueses, como os porta-moedas feitos com cassetes que são produto de uma artesã do Porto.
Esta loja tem apenas duas semanas, mas Ana Gonçalves já tem planeado o próximo passo: dar workshops de reciclagem. "Vamos dar aulas com técnicas de Do It Yourself [Faça você mesmo], como ensinar a fazer sabonetes, pasta de papel, fechos para comida, transformar t-shirts em sacos de compras e tudo o que a imaginação permitir", desvenda a proprietária.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Missão nº3 - Vamos Reciclar as Estações do Ano!

No passado dia 16 de Novembro de 2010 iniciámos uma nova missão com os nossos Eco-Agentes.
No início da sessão, demos aos alunos uma noção introdutória acerca do papel das árvores e das florestas, realçando aspectos importantes sobre a influência das mesmas na nossa vida. Dada esta explicação, convidámos os nossos Eco-agentes a participar numa nova missão: elaboração de uma maquete onde fossem representadas as 4 estações do ano e os respectivos tipos de árvores, utilizando para isso apenas materiais recicláveis.
Proposta esta grande missão, dividimos a turma em três grupos de cinco alunos e um grupo de seis, ficando cada um deles responsável por uma estação do ano.
E aqui ficam algumas fotografias destas nossa grande missão.









sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ericeira candidáta-se a capital do surf - SAVE THE WAVES - Uma maneira inovadora de preservar!


A Ericeira pode vir a ser a primeira região da Europa, e segunda do Mundo, a ter uma Reserva Mundial de Surf, a partir do final de 2011, caso a organização Save the Waves valide a candidatura.
A candidatura, que foi hoje apresentada e partiu da Câmara Municipal de Mafra, é apoiada por diversas entidades públicas e privadas e compreende
a faixa costeira que vai desde a Praia da Empa à Praia de S. Lourenço.
Hélder Silva, vereador do Turismo de Mafra, avançou que a candidatura portuguesa foi submetida oficialmente a semana passada à organização norte-americana Save the Waves, que criou, segundo o responsável, um reconhecimento semelhante ao da Unesco com o seu World Save Resorts.
"A Ericeira é reconhecida internacionalmente pelas condições para a prática do surf, possui características naturais únicas de 11 quilómetros de costa com 22 ondas, sete delas que vão ser candidatas", explicou Hélder Silva.
O surfista português Tiago Pires esteve presente e realçou o "local mágico" onde "nasceu" para o surf, adiantando que se Portugal for o primeiro país europeu com uma reserva mundial da modalidade será "muito bem visto internacionalmente".
"Como já alguém disse, os 'estádios' estão já construídos, é só mantê-los e preservar o que nos foi oferecido pela natureza", brincou "Saca", 15º da hierarquia mundial.
Presente na conferência de imprensa esteve também o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que salientou o facto de a política de turismo estar aliada a uma política de preservação do país, o que "pode criar riqueza de forma articulada" com todo um "potencial económico e turístico a ser explorado", daí o apoio à candidatura.
(...)
Também a secretária de Estado do Ordenamento do Território, Fernanda do Carmo, enalteceu a "janela de oportunidade que deve ser agarrada".
A candidatura formalizada oficialmente na organização Save the Waves a 8 de outubro, terá agora de esperar por janeiro de 2011, altura em que serão divulgadas as aceitações e listas das candidaturas selecionadas, sendo depois, em outubro, o anúncio do próximo local Reserva Mundial de Surf.

Jornal Expresso,
Novembro de 2010

Missão nº2

Hoje fomos, pela segunda vez, à Escola Básica das Amoreiras. Desta vez, a nossa ideia era criar uma estação de reciclagem e, para isso, contámos com a ajuda dos nossos Eco-Agentes. Criámos previamente moldes de cartão (de garrafas de plástico, latas de alumínio, garrafas de vidro, caixas de ovos) e pedimos-lhes para que os reproduzissem em papel autocolante para que ficássemos com o maior número de autocolantes com a forma respectiva das embalagens a colocar em cada ecoponto. Assim, na cor amarela foram utilizadas as formas das garrafas de plástico e latas de alumínio; na cor verde foram desenhadas garrafas de vidro e, por último, os dois tons de azul serviram para ilustrar as caixas de ovos e todos os materiais de cartão que devem ser colocados no ecoponto azul. Depois de reunidas as formas necessárias para decorarmos os ecopontos, colámos, em conjunto com os Eco-Agentes, as formas produzidas, nos Ecopontos respectivos. Acabámos por exceder as nossas expectativas, já que os Ecopontos ficaram bastante engraçados e resultaram bastante bem. Os mesmo foram colocados, como podem ver, no corredor central da escola e destinam-se ao uso de todos os alunos e funcionários. Pretendiamos com esta 2º missão fomentar ou criar práticas ecológicas e RECICLAR é uma delas.
Para terminar, queremos deixar ciente que nenhuma destas actividades poderiam resultar se não tivessemos a colaboração dos alunos da turma do 4ºA e respectiva professora, que nos permitiram e ajudaram bastante na realização da mesma.

Os Ecopontos que construímos, cuja manutenção ficará a cargo do Sr.Miguel.

Neste quadro irão não só constar as Eco-Noticias, mas também informações pertinentes acerca do tema "A Reciclagem"



 Esperemos que o resultado vos tenha agradado!

sábado, 6 de novembro de 2010

VAMOS LIMPAR! Participe e Ajude-nos!


Dia 27 de Novembro de 2010, na praia da Figueirinha (Setúbal/Arrábida), a partir das 10:30h venha ajudar-nos a proteger o que é de todos!

Qualquer um pode participar e levar consigo quem quiser! Participe, pois ao participar está a INTERAGIR E A PRESERVAR!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Missão nº1

Tal como anunciámos, hoje iniciámos a nossa primeira actividade com os alunos da EB1 das Amoreiras, os nossos "eco-agentes". Começámos por fazer uma breve apresentação aos alunos e pedimos-lhes também que se apresentassem. Combinámos que, pelo menos durante o decorrer destas actividades, eles chamar-nos-iam de "eco-mestres" e eles seriam os nossos "eco-agentes", juntos trabalhando na missão tão importante de salvar o ambiente! Posteriormente, realizámos uma breve apresentação em power point acerca da importância da reciclagem, perguntando-lhes se sabiam o que era na verdade reciclar. A maior parte deles mostrou-se receptiva em participar e após as suas intervenções, passámos então a apresentar a definição correcta de reciclagem. De seguida fizemos a distinção entre materiais orgânicos e inorgânicos, mostrámos-lhes como reciclar (os diferentes passos da reciclagem) e o que poderiam ou não depositar em cada ecoponto. Por fim, alertámos então para a relevância da reciclagem nos dias de hoje e concluimos, apresentando-lhes a nossa próxima missão para eles: a realização de um "eco-teste". Entregámos-lhes, então, individualmente, um "eco-teste" e salientámos a importância da sinceridade nas suas respostas, uma vez que mesmo que tivessem maus resultados, o nosso objectivo será, em conjunto, melhorá-los! Pedimos-lhes para cotar os resultados dos parceiros do lado e, cada um deles, apresentou os resultados dos colegas à turma! Houve, na maioria bons resultados e mesmo os alunos que apresentaram piores resultados, manifestaram-se interessados em melhorar!
Como os alunos tinham levado os seus computadores portáteis, solicitámo-lhes que acedessem ao nosso blog e mostrámos-lhes alguns dos vídeos ontem publicados, que acharam bastante interessantes, tendo interpretado até muito bem o seu conteúdo, relacionado, obviamente com a preservação do meio ambiente e também com a reciclagem !
Para finalizar a nossa missão de hoje, pedimos-lhes para não se esquecessem de entregar aos seus pais  o documento informativo referente às autorizações para os fotogrármos e publicár-los no nosso blog, quando necessário, e informámos que na próxima terça-feira começaríamos a realizar com eles actividades mais práticas, para as quais se mostraram bastante receptivos!

Aqui vão algumas fotografias da nossa apresentação sobre a reciclagem aos nossos "eco-agentes" !  






Isto pesa na consciência de cada um de nós...

Será que sabem quanto tempo demoram certos materiais a degradar-se?
Aqui estão alguns exemplos:


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Início da NOSSA Missão

Amanhã, nós, as Eco-Mestres, iremos iniciar as actividades com os alunos do 4ºA, da Escola Básica das Amoreiras, os Eco-Agentes!


Porque se TODOS JUNTOS contribuirmos com PEQUENAS ACÇÕES, conseguiremos uma GRANDE MUDANÇA!

The Animals Save the Planet





 




 

II - Reciclar garrafas

Aqui estão algumas ideias originais de como reciclar garrafas!