quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal !


Desejamos a todos vós um feliz Natal !

Não se esqueçam de reciclar os papéis de embrulho, caixas e embalagens, após abrirem os presentes !


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Algumas das cartas...

 Pedro Afonso Tildes Gomes
 Gonçalo Rodrigues
 Tiago Duarte
 João Pedro Gomes

 Fábio Redondo
 Magdalena Borges da Silva
Verónica Seromenho

 João Marçal
Arthur Seabra

Missão nº 6

Hoje, como é costume todas as terças-feiras, fomos à Escola das Amoreiras realizar a última missão do ano 2010! Entregámos um questionário, previamente elaborado, em que colocávamos as seguintes questões: O que achaste das actividades desenvolvidas este período, no geral?; Qual foi a que mais gostaste e porquê?; Consideras a Reciclagem importante? Porquê? O que se coloca em cada ecoponto?; Em relação à actividade da construção e decoração de ecopontos, achaste que esta contribuiu para alterar os teus hábitos de separação do lixo, em casa e na escola?; Gostaste de trabalhar em grupo ou preferias ter trabalhado sozinho?; O que sugeres realizar no próximo período, relacionado com o tema da Reciclagem?.
Este teve como objectivo apurar se os nossos eco-agentes estavam a gostar das actividades por nós propostas e saber que outras gostariam de desenvolver. Deste modo, é-nos possível planear, para o próximo período, actividades relacionadas com o tema do nosso projecto, indo, simultaneamente, de encontro aos gostos e interesses dos eco-agentes.
Após terem respondido ao questionário, escreveram uma carta dirigida ao Pai Natal, visto que o Natal se aproxima, na qual deveriam pedir-lhe algo relacionado com a preservação do meio ambiente (um mundo mais limpo, que as pessoas reciclassem, menos poluição, por exemplo) e justificar que mereciam o que pediam, tendo em conta os hábitos ecológicos que lhes incutimos (faço a separação do lixo, não deito lixo para o chão, aprendi a importância de preservar a Natureza, reaproveitei materiais, por exemplo).


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Natal, o consumismo e os desperdícios


Como sabemos é importante festejarmos o Natal pelo seu verdadeiro significado. Esta época é marcada pelo forte consumismo que gera desperdícios e a consequente poluição do ambiente.

Este ano, seja mais consciente e evite cosumir de forma desmedida.

POUPE O AMBIENTE. OFEREÇA-LHE ESTE PRESENTE!


Natal Consciente

Missão nº5 - Natal Reciclado

Após terminada a missão 4, propusemos aos eco-agentes uma nova missão: construir uma árvore de Natal ecológica. Previamente, fizemos uma estrutura cónica, utilizando rede de arame. Seguidamente, pedimos-lhes que amachucassem bolas de revistas, jornais e de outros tipos de papel que fomos juntando ao longo destas missões e desta semana.Após amachucadas as bolas, os eco-agentes colocaram-nas nos buracos da rede, ficando toda estrutura coberta de bolas de papel.
Tal como nas missões anteriores, o nosso princípio foi o de reaproveitar materiais. Mais uma vez, o nosso objectivo foi cumprido, tendo conseguido, ainda, decorar a escola para a época do Natal, mas de uma forma ecológica, alternativa e divertida, evitando o desperdício tão típico desta época.

Missão nº4 - Conclusão

Hoje fomos, mais uma vez, à Escola das Amoreiras e terminámos as nossas florestas recicladas ilustrativas de cada estação do ano! Consideramos que o resultado foi bastante bom, tendo conseguido dar uma nova vida a variados materiais que, supostamente, já não tinham qualquer utilidade. Conseguimos transmitir aos alunos a ideia de que, reutilizando estes materias, somos capazes de construir objectos interessantes e engraçados! Concluimos a nossa missão com sucesso, tendo cumprido o nosso objectivo de os ensinar a reaproveitar e transformar materiais.










sábado, 4 de dezembro de 2010

SETUBALENSE - "acção de limpeza"

A nossa acção de limpeza da praia da Figueirinha foi notícia no jornal Setubalense! Esperamos ter inspirado a população a realizar mais iniciativas como esta e a preservar a nossa região.



quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Missão nº4 - Continuação: "Vamos reciclar as estações do ano!"

Fomos hoje, dia 30/11/2010, à Escola das Amoreiras, sempre prontas para mais uma missão com os nossos eco-agentes. Desta vez não há muito para contar, já que continuámos a actividade que iniciámos há duas semanas, a construção de 4 florestas ecológicas. Estamos quase a terminar, faltam apenas os retoques finais; hoje começámos a pintar as árvores, que construímos com garrafas de água, flores e cogumelos e pintámos a base da floresta constituída de cartão.
É de notar que todos se mostram super empenhados, revelando bastante interesse neste tipo de actividades, que no final de contas, estão a servir para lhes ensinar a reciclar as coisas que nos parecem inúteis e a criar as tais práticas ecológicas que são tão importantes para o planeta.
No próximo dia, terminaremos com certeza as florestas e deixaremos algumas fotografia do produto final! 

sábado, 27 de novembro de 2010

Limpeza da Praia da Figueirinha!

Como já tem sido hábito, temos presenteado os leitores do nosso blog com pormenorizados relatos acerca das actividades que vamos desenvolvendo ao longo do nosso projecto. E hoje não foge à regra! Mais uma vez tentámos, com esta pequena contribuição, ajudar a Mãe-Natureza a manter-se viva e "limpinha"! Por isso, decidimos realizar mais uma iniciativa em próle deste lema. Assim sendo, porque achamos que é importante preservar a Natureza no seu conjunto, decidimos expandir as nossas boas práticas ecológicas até à praia.
Apesar do enorme frio que sentimos, NÃO DESISTIMOS!
Quando lá chegámos, constatámos que a praia estava muito suja; nela encontrámos o mais variado lixo, como garrafas de vinho, de cerveja, de água, pacotes de sal, chinelos, fraldas, latas, cigarros, cordas, tábuas de madeira...entre muitas outras coisas.
No entanto, conseguimos cumprir o nosso objectivo: Limpar a Praia da Figueirinha!
Bem sabemos que pequenos actos como este não mudarão o Mundo, contudo, se todos ajudarem um bocadinho iremos, de certeza ter uma Natureza mais cuidada.
Por isso deixamos o apelo: NÃO POLUAM O QUE É DE TODOS, PRESERVEM O QUE É NOSSO!
Queremos ainda agredecer a colaboração do Dr. Coelho da Câmara Municipal de Setúbal, por nos ter disponibilizado os sacos para a recolha do lixo e, ainda, de todos aqueles que nos ajudaram a limpar a praia!

Aqui ficam algumas imagens do nosso trabalho:



























Depois de muito trabalho, este foi o resultado final: 6 sacos cheios de lixo!



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Limpeza da praia da Figueirinha anunciada no jornal " O Setubalense"

A nossa iniciativa de limpar a praia da Figueirinha foi publicada no jornal "O Setubalense"! Esperemos que, através da sua publicação, tenhamos uma maior adesão! Agradecemos a colaboração do jornal na divulgação da nossa actividade.


O Setubalense, edição de segunda-feira, 22 de Novembro de 2010

As garrafas de água que reciclamos...e as que ficam por reciclar

Moda Ecológica - Garrafas SIGG

A SIGG é uma empresa suíça que começou a produzir garrafas e outros artigos para o lar em 1908. As suas primeiras garrafas desportivas foram lançadas em 1990 e, preocupada com os 60 biliões de resíduos plásticos produzidos anualmente em todo o mundo, a empresa dedicou-se à concepção de uma garrafa apelativa e reutilizável, que as pessoas rapidamente trocariam pelas banais garrafas de plástico.

A primeira foi apresentada em 1992 e o sucesso foi tal que, logo no ano seguinte, as divertidas garrafas SIGG ganharam lugar cativo no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.
A partir de 1999 a Sigg passou a dedicar-se exclusivamente à produção das garrafas reutilizáveis e amigas do ambiente – feitas 100% de alumínio, são resistentes ao choque, mantendo a sua água (sumo ou refrigerante) fresca, livre de sabores e odores. Disponível em vários tamanhos (400 ml, 600 ml, 750 ml, 1 litro, 1.5 litro) existe ainda uma versão infantil e dois tipos de tampas pelas quais pode optar.
Para além disto, todos os anos são lançados mais de 100 designs diferentes!
Adicionalmente, 1% dos lucros da SIGG revertem a favor da organização de protecção ambiental 1% For The Planet.
Estas garrafas encontram-se à venda em centros comerciais por todo o país!

Reutilizáveis, práticas, disponíveis em centenas de modelos e em diversos tamanhos, beber água nunca esteve tão na moda!